Clique nas imagens para ampliar
Existe um método de perfuração de solo que está em franca ascensão no Brasil que é a perfuração horizontal não destrutiva, também conhecida como HDD, do original horizontal direcional drilling. E, o grande diferencial desse processo é que, embora não apareça, ele impacta – positivamente – na vida das pessoas.
PERFURAÇÃO HORIZONTAL NÃO DESTRUTIVA OU HDD
As perfurações tradicionais exigem que seja feita uma vala no solo que, comumente, fica aberta durante mais tempo do que as pessoas que circulam por ali gostariam. Esse tipo de perfuração, por exemplo, atrapalha muito o trânsito, caso ela seja feita em uma rua com muito movimento de carros. Porém, o método da perfuração horizontal não destrutiva não demanda a abertura da vala, pois todo o processo será realizado de forma subterrânea.
É claro que serão feitas perfurações na superfície para que os tubos sejam introduzidos no subsolo, mas nem se comparam às valas abertas pelo método tradicional. Além disso, graças ao mapeamento anteriormente realizado e pelo fato de a perfuração ser direcional, qualquer outra tubulação já instalada no subsolo não sofrerá nenhum dano.
A perfuração horizontal não destrutiva também minimiza danos causados ao meio ambiente, por isso, é relevante citar sobre esse tipo de perfuração em ambientes rurais, onde existem obstáculos naturais como rios, lagos e montanhas. A transposição ocorre sem que esses obstáculos sejam impactados ou causem atraso na obra de perfuração.
Resumidamente, a perfuração horizontal não destrutiva ocorre em três passos:
- Furo piloto – faz a exploração do caminho a ser percorrido pela tubulação, emitindo os parâmetros de solo para o técnico;
- Alargamento – o furo piloto faz a primeira abertura, porém, a tubulação exige um espaço maior e, além de alargar esse caminho, é o momento de também fazer a limpeza do furo;
- Instalação da tubulação – é o efetivo estabelecimento da tubulação no subsolo.
SOLICITANDO A PERFURAÇÃO HORIZONTAL NÃO DESTRUTIVA
Atualmente, redes de gás, telefone, internet, TV a cabo, água, esgoto e luz utilizam a instalação subterrânea. Portanto, a perfuração horizontal não destrutiva pode se aplicar a qualquer uma destas atividades. Algumas empresas que realizam a perfuração horizontal não destrutiva já estão habilitadas para implantar toda a rede de gás natural, por exemplo, desde o projeto até a disponibilização para o cliente final.
EMPRESA DE MND
A SBA Perfuração MND é uma empresa brasileira de prestação de serviços e locação de equipamentos para a área de construção civil, com atuação em todo o território nacional. Ela é especializada em perfuração direcional de solo com técnica não destrutiva. Além dos serviços de construção e montagem de redes de gasoduto, adutoras de água, coletores de esgoto, energia elétrica, fibra ótica para telecomunicação e desobstrução de galerias; por fim, a SBA Perfuração MND também aluga os equipamentos, de acordo com a necessidade do cliente.
Para saber mais sobre Perfuração horizontal não destrutiva
Ligue para (11) 3911-0659 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!